Foto: Claudio Vaz (Arquivo / Diário)
João Trevisan teria passado mal durante uma missa, em Porto Alegre, e morreu no hospital
ATUALIZADA às 13h42min do dia 7 de abril de 2019.
Faleceu na noite deste sábado, em Porto Alegre, o empresário santa-mariense João Trevisan, 79 anos. Ele teria passado mal durante uma missa. Detalhes sobre a causa da morte não foram informados.
O corpo deve ser cremado na Capital, onde morava e cidade onde está sepultada a esposa, Ana Maria Leite Trevisan, falecida em dezembro de 2017. Ele deixa um casal de filhos, Rodrigo, 41 anos, e Tatiana, 37.
Economista e administrador, João Trevisan foi um importante empresário de Santa Maria. Junto com irmãos e primos, fundou a rede de supermercados Trevicenter, que se tornou uma das maiores do Estado. O grupo teve início na década de 1930, com o Armazém Trevisan, no Bairro Dores.
Até o final dos anos 1980, o grupo Trevisan cresceu muito, chegando a ter 38 supermercados pela região e mais de 1,3 mil funcionários. Ao todo, mais de 6 mil pessoas trabalharam no grupo. O empresário João Trevisan chegou a ser presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e vice-presidente da associação nacional, a Abras. Também foi presidente e vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism).
Os mercados foram vendidos no final da década de 1990.
Atualmente, o prédio onde funcionou o principal supermercado da família Trevisan é alugado para a rede Walmart, dona do Nacional, na Avenida Medianeira.
- Foi um grande líder empresarial - afirma o empresário Carlos Costabeber, amigo da família.
Nos últimos anos, enquanto ainda morava em Santa Maria, participava ativamente da organização da Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira.
A prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de um dia pela morte do empresário. Confira a íntegra da nota:
"Com pesar, a Prefeitura de Santa Maria decretou, neste domingo (7), luto oficial de um dia pelo falecimento do empresário João Trevisan, 79 anos. Ex-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM), entre 1982 e 1987, Trevisan era um dos mais importantes líderes empresariais da região, tendo sido presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e vice-presidente da associação nacional, a Abras. Economista e administrador, ele também teve uma atuação muito destacada junto à Comissão Organizadora da Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira.
João Trevisan faleceu na noite de sábado (6), em Porto Alegre. O corpo será cremado na Capital, onde morava e cidade onde está sepultada a esposa, Ana Maria Leite Trevisan, falecida em dezembro de 2017. O empresário deixa deixa um casal de filhos, Rodrigo, 41 anos, e Tatiana, 37".